Periodontologia

Periodontologia

Especialidade que se dedica ao tratamento do periodonto ( tecidos de suporte dentário).

A gengivite e a periodontite são exemplos de patologias periodontais mais frequentes. Alguns sinais de alerta como o sangramento gengival à escovagem ou espontâneo, dentes com sensibilidade ao frio, mau hálito (halitose) e mau sabor na boca, acumulação de tártaro, dentes que mudam de posição, aparecimento de espaços entre dentes, dentes com mobilidade, e saída de pús ao pressionar a gengiva não devem ser desprezados e requerem de tratamento urgente.

A gengivite e a periodontite são exemplos de patologias periodontais mais frequentes.

Saúde Periodontal - A gengiva saudável é fina, de cor rosada, e tem um ponteado tipo casca de laranja, não sangra mediante uma correcta escovagem e o seu sulco tem uma profundidade de aproximadamente 2 mm sem perda ossea. Gengivite - A gengiva apresenta uma inflamação, tem uma cor avermelhada, e sangra com facilidade, mas não apresenta compromisso osseo. Periodontite - Quando uma gengivite se prolonga no tempo evoluiu para uma periodontite. Neste caso já existe compromisso irreversível do ligamento e do osso de suporte. O sulco da gengiva (fisiológico) aumenta e dá origem a bolsas que libertam pús e consequentemente a abcessos periodontais. O não tratamento da doença leva a uma destruição ossea severa, com mobilidade dentária e perda de todas as peças dentárias.

Os tratamentos vão desde uma simples destartarização (limpeza), a alisamentos radiculares e cirúrgias periodontais, nos casos mais avançados.