Ortodôncia

Ortodôncia

Porquê fazer ortodôncia? Por necessidades estéticas e funcionais

Especialidade Médica que se dedica á prevenção e correcção das anomalias de oclusão dentária, nomeadamente corrigir a má posição dentária através de aparelho ortodôntico.

Porquê fazer ortodôncia? As principais razões para o tratamento ortodôntico são as necessidades estéticas (a procura cada vez maior por um sorriso perfeito, está cada vez mais vincado na nossa cultura e sociedade) e funcionais (uma boa articulação entre os dois maxilares pode evitar sérios problemas articulares assim como prolongar a saúde dos nossos dentes).

Entre os principais tipos de má posição dentária destacam-se o apinhamento dentário, os diastemas, a sobremordida (overbite), a mordida cruzada, a mordida aberta e o aumento da relação entre maxilares (overjet).

Tipos de aparelhos ortodonticos:

Aparelhos Removíveis Aparelhos Fixos convencionais, com brackets e arcos metálicos Aparelhos Fixos estéticos, brackets cerâmicos e arcos estéticos (da cor do dente) Sistema de Goteiras transparentes e impreceptiveis (sistema Invisalign)

Quando fazer correcção ortodontica? Actualmente é possivel fazer em qualquer idade. Isto é válido tanto para a dentição mista como para a dentição definitiva.