Naturopatia

A Naturopatia é, antes de tudo, um processo educativo, tanto preventivo quanto reequilibrador

A Naturopatia é um método de cuidados de saúde que em conjunto com a participação ativa e consciente do paciente permite atingir equilíbrio da sua saúde física, mental e emocional. Entendida como uma medicina natural realça a capacidade natural do corpo para se curar e para manter a saúde em equilíbrio.

A principal base da Naturopatia é a alimentação, cabe ao naturopata ensinar aos seus pacientes quais os alimentos que os ajudam a ter uma vida saudável, e os que evitar para tratar determinada situações em que a ausência de saúde se verifique.

Numa consulta além dos sintomas físicos, a Naturopatia tem em linha de consideração o estado emocional, utiliza diversos exames clínicos para detetar as doenças como: a palpação, a avaliação do pulso, das unhas e da língua, assim como tem em atenção os aspetos ligados à fala e aos ouvidos.

A Naturopatia rege-se por três grandes princípios:

O poder curativo da natureza que nos diz que existe uma “força vital” que promove a auto-cura do organismo; O holismo que caracteriza a ligação e interação entre os componentes bioquímicos, mentais e emocionais do paciente. Esta medicina natural defende que a disfunção numa determinada área do organismo leva inevitavelmente a um ou mais distúrbios numa outra área do organismo; O terceiro princípio é o da individualidade que clarifica a diferença bioquímica, estrutural e emocional entre as pessoas., devido a esta característica a forma como cada organismo responde às agressões exteriores é diversificada.

Os médicos naturopatas vão além do tratamento de sintomas de seus pacientes, tentando encontrar a causa da doença.

Tratamentos que se complementam

Pré-marcação